Identidade: Tinta Negra




























No Estreito de Câmara de Lobos, nasceu o Tinta Negra. Este é um wine bar que serve uma vasta selecção de vinhos regionais, nacionais e estrangeiros, acompanhados de interessantes tábuas de queijos e enchidos, entre outras iguarias.

Foi proposta a criação da imagem de marca deste negócio, tendo em conta as características únicas subjacentes à personalidade do nome "Tinta Negra", do espaço físico e dos elementos decorativos do mesmo.

"Tinta Negra" é o nome da casta de uvas mais produzida na ilha da Madeira e tem o seu maior volume de produção precisamente nesta localidade de Câmara de Lobos. O trabalho executado teve em atenção este universo e o resultado começa num logotipo que, além de ser marcadamente a negro, busca inspiração nas letras pintadas a stencil sobre as garrafas de vinho escuras típicas do Vinho Madeira mais antigo.

O resultado final é uma imagem de marca simples mas memorável. É forte visualmente e distinto na sua classe de produtos. Os elementos gráficos de base que compõem esta marca são facilmente aplicáveis sobre os mais variados suportes de comunicação e permitem outros desdobramentos como por exemplo o monograma "TN", observável abaixo.



Tipografia complementar, alternativa cromática e monograma TN:






Fachada do Tinta Negra:




Desenho do letreiro principal e logotipo aplicado no vidro em vinil autocolante:





Outra perspectiva da fachada com o letreiro em destaque:





Desenho das placas de inauguração e de apoios, e pormenor de decoração:
















Desenho de etiquetas de preço para colocação nas garrafas de vinho:
















O monograma TN permite aplicações interessantes como esta em polos. Ao lado, os cartões de visita da empresa:


















Os anfitriões Ana e Renato estão à sua espera. O Fresco já lá chegou!